Upgrade em Rodas, isso faz a diferença?

Competidores experientes sempre dizem que a forma mais eficiente em se fazer um "upgrade" na sua magrela é investir nas rodas!
Porque rodas leves e rígidas fazem tanta diferença nas subidas? Seria mais importante ter as rodas leves do que instalar um garfo mais leve e rígido ou componentes da relação mais leves (cambio, corrente...)?
Esta é a questão... e sua resposta se relaciona diretamente com a palavra "ACELERAÇÃO".
Juntos, você e sua bike são uma grande massa. Gasta-se mais energia para acelerar esta massa do que manter a mesma acelerada! Uma vez que a bike já esteja em velocidade constante, o peso da roda já não será tão significativo!

Com a bike em movimento o topo da sua roda está no dobro da velocidade da bike, então a energia para acelerar as rodas é aumentada.
Exemplo: Se quisermos aumentar a Velocidade da Bike de 10 para 20km/h a Velocidade do Topo da Roda deve sair de 20 para 40km/h. Assim notamos que os aumentos das velocidades são 10km/h para bike e 20km/h para o topo da roda, onde se consome mais energia para a mudança.
Rodas montadas para subir devem ser super leves, pois quando o gradiente de subida aumenta, a bike tem a velocidade reduzida. E para acelerar novamente, cada pedalada fará uma pequena re-aceleração. Por isso a importancia de manter uma cadência constante aliada ao movimento circular do pé de vela quando se encarar um subida íngreme, tudo com o objetivo de eliminar aquele movimento pulsante (soquinhos) a cada pedalada!

Portanto uma roda leve vai reduzir o esforço para manter um giro ideal! Além da energia extra que esse movimento pulsante consome ser considerável. Então reduzir a massa da sua roda, principalmente nos aros e pneus (extremidade) vai economizar mais energia do que aliviar peso em qualquer outro lugar da sua bike!!

REFERÊNCIAS:
http://www.active.com/cycling/Articles/Do-Lightweight-Wheels-Really-Make-a-Difference.htm

Perfis baixos nas rodas dos ciclistas para
diminuir peso na extremidade.

Contato: Eduardo | Tel: (11) 2308-9869 ou (11) 99208-2497 | E-mail: spadabike@hotmail.com
Rua Morais de Barros,nº 137,Campo Belo - Sao Paulo-SP | CEP: 04614-000
Spa da Bike - © Copyright 2011 | Design by Mateus Noel